quinta-feira, 2 de junho de 2011

A modernidade das técnicas e as engenharias

Tecnologias  - Novas  ? 

 Artesanato  - Antigo   ?

Nas grandes cidades com a inveção do chips, depois do fim da veiculação do seriado c.h.i.p. s. de mesmo nome nos televisores brasileiros.

O micro chips e depois o microcomputador, mudaram para sempre a maneira de muitas profissões tradicionais trabalharem com intrumentos mecânicos, que se tornaram obsoletos, ocorrendo o mesmo fenomeno em outras profissões academicas.

Cito dois exemplos na engenharia mesmo, o não uso mais da "regua de calculo", com a invenção da calculadora alfanumerica, e a não necessidade do desenhista repetir um desenho manualmente para refazer um projeto.

A interação das diversas profissões baseadas no conhecimento inicial ainda do colegio, modifica a maneira de se entender a evolução da tecnologia a partir da didaticas dos colegios de 2º grau ou profissionalizante.

O colegio de 3º grau é profissão, com registro em carteira e responsabilidade tecnica, do profissional que obtem o diploma. A visão nos dias de hoje é focada para a aplicação tanto no trabalho do dia a dia como no trabalho nas proximas gerações, relativo, ao meio ambiente e a extração de materias primas para o continuo uso na fabricação de produtos de consumo.  Creio que os derivados de pretroleo, a partir do craqueamento do petroleo bruto é o que mais uso pratico se criou com a invensão das novas tecnologias a partir da invenção do automovel a combustão. 

Nenhum comentário: