sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Favelas nas grandes cidades

As favelas nas grandes cidades brasileiras no inicio da decada de 60, eram construidas de tapumes de madeira e telhado de zinco, sem nenhuma infraestrutura, de luz, agua, ou gas, quer seja nos morros, ou nos lugares mais afastados dos centros das grandes cidades.

Com o desenvolvimento e a mudança das favelas de barracos de madeira, para casas de alvenaria com telhado e parede, a infraestrutura foi sendo criada e desenvolvida aos pocos ate uma cidade não parecer mais ter limite de municipio em relação a cidade vizinha pois ficava dificil saber qual, prefeitura deveria reclamar para pedir a instalação de luz, agua e gas nas regiões mais distantes dos municipios.

Nos morros ainda eram encontradas arvores que seguravam as encostas, haviam poucas casas de alvenaria, ou nenhuma em terras que não tinham dono a não ser o governo, eram terras devolutas sem proprietario ate então, muitas casas eram de madeira e telhado de zinco.

Com o inicio da implantação da infraestrutura como agua encanada, luz eletrica, e tubulação de agua e esgoto, a cobertura vegetal inicial que protegiam as encostas foram desaparecendo e os reservatórios naturais de agua dos lençois freaticos subterraneos, foram desaparecendo, fazendeo com que a partir de então as ecostas dos morros começassem a desmoronar.

Com o aumento da população continuo, o pequeno ganho que foi de ter uma casinha de alvenaria, desaparece, fazendo com que as encostas fiquem sem sua proteção natural, as arvores da floresta, que fixam a terra, a agua, e a vegetação.

Com o passar dos anos ate as arvores dos calçametos das ruas caem e morrem pois a cobertura vegetal ao redor desaparece, com uma tempestade que perdure uma quantidade maior de aguam em menor espaço de tempo, e com mais ventania derruba a arvore, ou desliza despenhadeiro abaixo.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Invenções >>>>> Aparelho de gravação ( imagem )

Invenção ------ Aparelho de Televisão




Primeiro foi inventado o gravador de fita, onde os dados são armazenados, já a cores, em um rolo de fita, como as de filme de estudio de cinema, mas não são do mesmo tipo das fitas cassetes, mas com um tamanho maior.

Isto desde quando foi inventado a TV, em preto e branco, até 1980, com o aprimoramento ganhou cor e ficou com a imagem colorida, tendo mais de um tipo de sistema de cor nos aparelhos, como tambem os transmissores tambem tinham mais de um tipo de sistemas de cor, com diversas tecnicas de gravação, o sistema Pal-M ou o sistema Betamax, os dois sistemas de gravação e transmissão de sinal, com imagem de tv colorido. Os gravadores tambem tinham pouca diferença e eram tabem fabricados nos dois sistemas que existiamem fita ate o inicio dos ano de 1990, conforme o país em que estivessem, os governos adotavam o sistema mais recomendado para aquela região.

O sistema mais moderno, criado a partir de 1995, foi o mesmo utilizado pelos computadores e pelos aparelhos de gravação de som, com maior qualidade de gravação dos que as fitas cassete, nos DVDs é ultilizado a técnica de gravação de som e imagem digital.