sábado, 10 de abril de 2010

Invenções: Fotografia

A invenção da fotografia foi um marco no registro visual do local onde se tirava a fotografia.

A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judeia. A imagem foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar. Nièpce chamou o processo de "heliografia", gravura com a luz do Sol. Paralelamente, outro francês, Daguerre, produzia com uma câmera escura efeitos visuais em um espetáculo denominado "Diorama". Daguerre e Niépce trocaram correspondência durante alguns anos, vindo finalmente a firmarem sociedade.

O filme fotográfico, posteriormente inventado, da o registro de uma seguencia de exposição a luz, com as diferentes chapas tiradas de um modelo ou local especifico, mantendo um registro quadro a quadro do local, o que acrescentando-se uma velocidade de exposição a luz tem-se o inicio do cinema.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Cosmologia: Satelite Lua

O unico satelite natural do Planeta Terra é a Lua.
Uma unica vez o homem chegou a pisar na lua ate os dias de hoje, foi na missão espacial apolo 11, onde os astronautas a bordo do foguete espacial da missão apolo pousaram na superficie da lua no então modulo lunar, que tinha se desprendido do foquete apos sua saida da atmosfera terrestre.
Louis Armistrong, foi o capitão da missão apolo e tambem o astronauta que saiu da capsula espacial lunar caminhou e fincou a bandeira americana em solo lunar, retornando posteriomente a capsula e retornando a terra.
O foguete da apolo quando retornou, era o modulo lunar, que entrou na atmosfera terrestre, e caiu no oceano, fazendo que os astronautas fossem resgatados assim que a capsula caiu.
O primeiro astronauta a pisar em solo lunar foi Louis Armistrong, astronauta americano, integrante da missão apolo 11, em 1969.

O primeiro homem no espaço, não foi um astronauta e sim um cosmonauta russo, chamado Yuri Gagari, a bordo da nave espacial russa Vostok, em 1961.

domingo, 4 de abril de 2010

Invenções: Caravelas Navegações Oceanicas

Navegações Portuguesas


Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico com dois objetivos principais : descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras. Este período ficou conhecido como a Era das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos.

Os objetivos

No século XV, os países europeus que quisessem comprar especiarias (pimenta, açafrão, gengibre, canela e outros temperos), tinham que recorrer aos comerciantes de Veneza ou Gênova, que possuíam o monopólio destes produtos. Com acesso aos mercados orientais - India era o principal - os burgueses italianos cobravam preços exorbitantes pelas especiarias do oriente. O canal de comunicação e transporte de mercadorias vindas do oriente era o Mar Mediterrâneo, dominado pelos italianos. Encontrar um novo caminho para as Índias era uma tarefa difícil, porém muito desejada. Portugal e Espanha desejavam muito ter acesso direto às fontes orientais, para poderem também lucrar com este interessante comércio.
Um outro fator importante, que estimulou as navegações nesta época, era a necessidade dos europeus de conquistarem novas terras. Eles queriam isso para poder obter matérias-primas, metais preciosos e produtos não encontrados na Europa. Até mesmo a Igreja Católica estava interessada neste empreendimento, pois, significaria novos fiéis.
Os reis também estavam interessados, tanto que financiaram grande parte dos empreendimentos marítimos, pois com o aumento do comércio, poderiam também aumentar a arrecadação de impostos para os seus reinos. Mais dinheiro significaria mais poder para os reis absolutistas da época (saiba mais em absolutismo e mercantilismo).

Pioneirismo português

Portugal foi o pioneiro nas navegações dos séculos XV e XVI devido a uma série de condições encontradas neste país ibérico. A grande experiência em navegações, principalmente da pesca de bacalhau, ajudou muito Portugal. As caravelas, principal meio de transporte marítimo e comercial do período, eram desenvolvidas com qualidade superior à de outras nações. Portugal contou com uma quantidade significativa de investimentos de capital vindos da burguesia e também da nobreza, interessadas nos lucros que este negócio poderia gerar. Neste país também houve a preocupação com os estudos náuticos, pois os portugueses chegaram a criar até mesmo uma centro de estudos : A Escola de Sagres.