sábado, 9 de agosto de 2008

Invenções: Relogio

Relogio de sol e o Relogio Mecânico



Inventor:



Época:



Evolução: Relogio de Sol, relogio de torre, relogio de movel, relogio de bolso, relogio de pulso, relogio digital

Medir o tempo em peridodos pequenos, já foi uma das grandes dificuldades do homem na divisão das tarefas diarias, pois antes da unificação da medição do tempo, com a criação do meridiano inicial de greeniuich, a partir dao qual da-se o registro da primeira hora do dia, registrando o inicio de um novo dia.

O sistema basicamente consta de 24 meridianos, dispostos longitudinalmente, com espasamento determinado, dando o registro exato da medição do tempo solar, na leitura analogica do relogio.

Invenções: Automovel

Da roda ao veiculo chamado automovel



Inventor: ( Motor a Combustão - Ciclo Otto )


Época: segunda metade do século XIX



Evolução: Roda, Carroça de tração animal, Bicicleta, Trem, Automovel, Furgão, Caminhão, Onibus


Com a aplicação do motor a combustão dando os resultados esperados as fabricas de automoveis passaram a construirem automoveis cada vez com maior capacidade de carga, o furgão, ate termos o onibus e o caminhão que com algumas modificações foi desenvolvido a partir do automovel.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Tecnologia do dia e da noite

Relogio de sol , relogio mecânico e relogio eletrônico.

O relogio de sol é construido levando-se en consideração a posição do sol e a sombra que este provoca, em uma aste colocada adequadamente no solo na posição correta, dando o orario aproximado, por analogia, em uma escala pre estabelecida.

O relógio analogico mecânico, foi desenvolvido com um sistema de pendulos e cordas, onde os pendulos deteminam o andamento dos ponteiros do relógio, marcando a hora exata. Com o desenvolvimento mais avançado criou-se o relógio de bolso, a corda, e posteriormente o relógio de pulso, a corda ou automático.

O relógio digital, criado a partir de analogia digital numerica, com funcionamento a base de bateria.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Era técnica, da mecânica a eletrônica

O inicio da era tecnológica, situa-se no Brasil, com a construção da primeira estrada de ferro, financiada pelos antigos governantes ou seja os barões do cafe na construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí, da região de São Paulo construida pelo Barão de Maua, para o escoamento da safra de Café pelo porto de Santos , dando inicio a nova era no setor industrial no Brasil.


Facilitando os meios de transporte de grande quantidade de pessoas e o escoamento de uma grande parte das safras da agricultura para o mercado interno e externo.


Essa implantação se levarmos em consideração o acumulo de conhecimento, utilizado por uma grande quantidade de pessoas, de maneira facil e direta, não ocorreu a tanto tempo quanto possados imaginar pois foi no fim do século XIX, que teve inicio o desenvolvimento fabril e mecanicista da industria brasileira.

Logo depois da ¨maria fumaça¨ máquina a vapor construida entre Santos e Sâo Paulo, foi iniciado o desenvolvimento do motor a explosão, dando inicio ao automovel com os primeiros veiculos se locomovendo na cidade de São Paulo.

Na segunda metade do século XX, outro importante invento se popularizou, a televisão, trasendo outros posteriomente e desenvolvendo enormemente a tecnologia eletrônica existente ate então.

Dos setores Tecnolicos os principais que se desenvolveram enormemete, são:

Construção Civil,
Metal Mecânica,
Eletro Eletrônica,
Automobilistico,
Farmacologico,
Alimenticio,
Papel e embalagem,
Moveleiro,
Vestuario,
Couro,
Hospitalar.


O desenvolvimento de máquinas e equipamentos a partir de uma epoca, faz com que as tarefas sejam mais especificas pois cada máquina ou melhor cada ferramenta utilizada é mais empregada em determinado tipo de produto, podendo ter um grande numero de variedades de ferramentas a serem utilizadas ou semelhantes para uso em um ou outro material, sendo de fabricação em escala industrial ou artezanal.